Planejando seu evento

Em meio a tanta novidade no mundo dos Eventos você fica perdida(o), e muitas vezes acaba por comprar coisas que nem vai usar? Você se identificou com isso? Então tem que lêr este post o Atheliêr Marisa te dá altas dicas de como comprar e manter o foco.



Moro em São Paulo e muitos de vocês já ouviram falar ou até já chegaram a conhecer a nossa rua 25 de Março, rica de apetrechos, itens decorativos e tanta outras coisas que enche os olhos tanto no preço como nas variedades.

Mas, não é só na 25 de Março que encontramos itens decorativos não; exitem outras lojas espalhadas pela cidade e até muitos outros comércios como lojinhas a partir de R$1,99; sim lá você consegue encontrar itens decorativos para um evento informal.

Muitas pessoas não considera as festas e reuniões de qualquer tipo realizadas em casa um evento, o que é um erro!

Um aniversário, encontro com amigas(os), um churrasco, enfim tantos outros são considerados eventos, pois segundo Martin (2008); " eventos são todos os acontecimentos previamente planejados, organizados e coordenados de forma a contemplar um maior número de pessoas em um mesmo espaço físico".

Qualquer evento realizado em casa, na escola ou no trabalho tem a necessidade de um bom planejamento, e todo planejamento requer anotações de custos, detalhes, horários, listas de convidados entre outros; o planejamento é o cara essencial na organização do evento independente do seu tamanho e número de convidados.

Então pegue já a caneta e anote os passos para um planejamento simples:

- Data e horário do início seu evento.
- Local onde será realizado o seu evento.
- Tema (qual tipo de evento, churrasco, aniversário, bodas, Chá de cozinha...).
- Público (quem serão os seus convidados?).
- Duração do seu evento.
- Alimentos e bebidas.
- Decoração e iluminação.
- Convites.

Pronto este é o básico para iniciarmos um bom planejamento, pois são estas as informações primordiais que darão todo contexto do evento.

Quando pensar em uma data tem que verificar se existem outros eventos com um grau de risco que será assediado no mesmo dia e horário que o seu, sabe aquela festa da faculdade, pois é ela pode impactar de ser no mesmo dia e muitas amigas(os) poderão esquecer o seu evento ou chegar na hora em que esta encerrando.

E por falar em hora; o horário também é um fator importante, pois ele vai interferi tanto na localização do espaço, na segurança, no traje, na decoração e ainda no comes e bebes.

Na decoração existem certos tons como o prata e o dourado que combinam com a luz do luar e não com o brilho do sol; durante o dia as ruas são movimentadas e podem não ter local para estacionar os carros dos convidados, já a noite muitos dos estabelecimento já fecharam e sobram vagas;porém existe a questão da segurança se realizar um evento em local muito escondido é interessante verificar a necessidade de um segurança; os comes e bebes são mais burocráticos, pois além do horário interferir, o tipo de evento também entra em discussão por exemplo: Um churrasco onde a comida leva mais sal fará você investir em um maior número de bebidas mais do que um evento com salgados por exemplo, onde a bebida não terá o mesmo consumo que o primeiro; em questão do horário alguns convidados não tem o costume de beber de manhã até o horário do almoço, outro fator que pode mudar isso é o tempo quanto mais calor mais consumo de líquidos; vejam como não é fácil organizar um evento rsrs.

No espaço onde será realizado seu evento seja ele na sua casa, na rua ou em um espaço próprio atente a estes itens a serem verificados;

- Verificar as tomadas quais são 110v e 220v, não vai querer queimar o seu som não é mesmo?
- Verificar o tamanho do espaço, sempre verifique se a quantidade de pessoas a serem convidas permanecer confortavéis ou se vão ficar espremidas.
- Verificar se tem água na caixa e na rua, pois com esta crise que vivemos isso também pode interferir no evento, afinal o banheiro é um dos locais mais visitados em um evento.
- Ventiladores, estão todos funcionado com a dança e o calor humano o ambiente pode ficar abafado e um ventinho sempre será bem vindo.
- Mesas, cadeiras, puffs ou bancos; tem espaço para usa-los, e são suficientes?

E o tema da festa qual será? Através do tema você pode listar os itens que vão compor a festa como; cor da decoração, itens decorativos, formato do bolo, tipo de comida e bebidas, e até mesmo no traje a ser vestido.

Lembra da rua 25 de Março, nela você encontrará diversas lojas de fantasias e itens para festas temáticas, mas se você não mora em São Paulo não fique triste, existem lojas de artigos para festas em todas as regiões e as lojas de artigos a partir de R$1,99 também tem vários itens que poderão compor seu evento seja flores artificiais ou próprios itens de decoração como bimbelos aqueles feito de cerâmica, espelhos, velas coloridas, capas de almofadas enfim solte a criatividade escondida ai dentro de você.

E o que servi em seu evento; dia de festa se você não pretende contratar um buffet opte por coisas simples e fácies como um churrasco ou os famosos finger food aquelas comidinhas rápidas servidas em pequenos pratinhos, ou até mesmo os famosos salgados; lembre que o que for servido tem que combinar com o tipo de bebida a ser oferecido.

Outra coisa importante é o cálculo de bebida e comida a ser servido; existem vários sites no próprio google que calcula tanto a bebida como a comida, e facilita para você não comprar de menos e nem de mais só o essencial e muitos já estimam de 10% a 20% a mais para não correr o risco de faltar.

O convite sempre vem seguido do tema da festa então capriche no seu convite e não esqueça de fazer a lista de convidados para não deixar ninguém de fora, e nada de deixar tudo na cabeça.

Antes de sair comprando faça uma lista de tudo que realmente vai usar, além de economizar vai poder lembrar de tudo sem esquecer de nada.