Organizar o cortejo núpcial



Algumas noivas se desesperam quando não contratam uma assessora para organizar o cortejo, os padrinhos ficam perdidos, os pais não sabem como fazer e a noiva enloquece.

O serviço de assessoria é muito importante para que tudo saia conforme o planejado, sem erros e tropeços e tudo muito bem ensaiado.

Para as noivinhas que não tem como arcar com o serviço de assessoria eu preparei umas dicas importantes que vão ajuda-lás!

Cortejo Católico

Na Igreja Católica, o casamento é um dos sete sacramentos. A liturgia pode compreender dois rituais: a missa e o casamento, ou apenas o ritual do casamento.

Os convidados devem estar presentes antes da noiva entrar porque, juntamente com o sacerdote eles representam a Igreja que recebe o casal para a benção matrimonial.

Do lado esquerdo do corredor central, os bancos são destinados aos convidados da noiva; do lado direito da entrada, aos convidados do noivo. Porém, lados contrários podem ser preenchidos na medida em que isto se fizer necessário para que todos tenham assento. 

Alguém da família da noiva pode ficar encarregado de receber os convidados à entrada e orientá-los quando não tem uma assessora para a organização.

O cortejo começa com a entrada dos casais de padrinhos, guardando entre eles a distância de aproximadamente um quarto do caminho a percorrer. Alternam-se os padrinhos do noivo e os padrinhos da noiva, sendo que os padrinhos do noivo é o primeiro casal a entrar.

Para os casais a mulher fica à esquerda do homem, se dirigem respectivamente para o lado direito do altar, lado dito do noivo, ou para o lado esquerdo do altar, dito lado da noiva; ao final da entrada dos padrinhos, após a pausa suficiente para que o corredor fique livre, entram a mãe da noiva de braços dados com o pai do noivo e se colocam próximo ao altar, do lado esquerdo, voltados para a assembléia. Novamente livre o corredor central, entra o noivo, de braço esquerdo dado à sua mãe. Chegados ao altar, posicionam-se à direita do corredor central do templo

O sacerdote aparece e assume seu lugar tendo às costas o altar e à frente o genuflexório para os noivos.

É costume, após a entrada do noivo e sua mãe, que a porta de entrada do templo seja fechada por um instante, para caracterizar que toda a Igreja está pronta a receber a noiva; reaberta a porta, a noiva entra de braços com o pai.

A entrada da noiva é marcada pela marcha nupcial, e deve caminhar a passos lentos, coincidentes com os acordes que terminarão ao mesmo tempo de sua chegada ao altar.

A Dama de hora a frente da noiva levando um buquer e o Pajem a frente do pai da noiva levando as alianças, após a benção nupcial, depositar um buquê de flores em um dos altares laterais, geralmente aos pés de um quadro ou escultura de Maria, mãe de Jesus.

Ao aproximar-se a noiva, o noivo beija sua mãe como despedida, e avança um ou dois passos para receber a noiva.

O pai da noiva também se despede da filha, beijando-lhe a testa depois de alçar levemente o seu véu, e em seguida cumprimenta o noivo. Faz um gesto discreto de entrega da filha, e encaminha-se para onde está sua esposa. O noivo apresenta o braço esquerdo à noiva e a conduz ao altar. O casal se posta diante do genuflexório e do sacerdote, o pai da noiva deve passar para o lado esquerdo da nave, reservado, como dito, à família da noiva e seus convidados

O pai da noiva junta-se a sua esposa ficando no lugar em que estava o pai do noivo e este passa discretamente para o outro lado, tomando lugar à direita de sua mulher, que havia ficado só quando o filho encaminhou-se para encontrar a noiva.

                                           

Cortejo Evangélico 

O Mestre de cerimônia diz: Com a Paz do nosso senhor Jesus Cristo estamos reunidos para celebrar a união de (nome dos noivos), onde (texto de abertura montado de acordo com o perfil do casal), convido agora de pé e cm grande honra e alegria recebemos o cortejo nupcial. 

O posicionamento no altar é o mesmo do ritual católico.
A entrada pode sofrer alterações de acordo com o desejo da noiva



CORTEJO DE ENTRADA


1. Pastor e Esposa- Música

2. Testemunhas dos noivos
3. Entrada familiares
4. Entrada do noivo
5. Entrada da noiva, ao chegar no altar se posiciona ao lado do noivo
6. Entra o casal de Dama e Pajem com as aliança, musica escolhida pela noiva.

Mestre de cerimonia: (Nome dos Noivos), selam hoje diante de Deus e da igreja um compromisso de vida alicerçado no amor. Um amor que deve se nutrir de respeito, humildade, partilha e tolerância, para que seja capaz de manter uma família conforme o projeto de Deus.


Por conta do celebrante: Instituição do casamento; apresentação dos noivos; oração; leitura bíblica; ato declarativo; voto de compromisso; entrada das alianças; consagração das alianças; oração; celebração da ceia; celebração da união das famílias; pronunciamento; benção Pastoral; cerimonial civil; assinaturas - música; recessinal; cortejo de saída.

1. NOVO CASAL
2. DAMAS E PAJEM
3. PAIS
4. TESTEMUNHAS
5. CONVIDADOS

(By Marisa Carvalho).