Porque o nome Debutante?

A palavra debutante é utilizada para representar a adolescente que está completando 15 anos; uma palavra derivada do francês que significa estréia ou iniciante.

O conhecido baile de debutantes surgiu em reinos da Europa, mais precisamente em locais hoje conhecidos como França, Áustria, Alemanha e a Inglaterra.  As famílias mais nobres e ricas realizavam uma grande festa de quinze anos com um baile onde convidava a sociedade da época, com o intuito de apresentar a jovem debutante à sociedade. 

As festas de quinze anos, tinham como principal objetivo mostrar que a jovem tinha transformado numa jovem mulher.

A própria origem da palavra début, que deriva do francês, significa estreia ou início. Na verdade, uma das funções deste baile de debutantes era a de atrair possíveis rapazes pretendentes para casar com a jovem debutante. 


Desta forma, ao se mostrar à sociedade que a menina já não uma criança, passava-se também a mensagem a todos os homens presentes, que a jovem estava agora pronta a ser uma boa esposa, assim como uma boa mãe.

Nesta época em que surgiram os bailes de debutantes e as festas de 15 anos, o importante não era exatamente o romantismo, mas sim uma pretensa aliança entre as famílias mais nobres da sociedade.

No Brasil, a festa se tornou extremamente popular na década de 50 do século XX. Para economizar, as famílias passaram a realizar festas em conjunto nos clubes. Num só dia, várias meninas eram apresentadas à sociedade, gerando até colunas sociais sobre quem era a mais bonita, a mais simpática etc. Na década de 80, as meninas passaram a preferir presentes ou viagens no lugar da festa.

Nos anos 90 e 2000, a comemoração voltou com força total e reavivaram tradições como a troca do vestido e as velas. Atualmente, o ritual se inicia com a troca de sapatos pelo pai, que possui dois significados: informar aos participantes que a moça já está pronta para dar seus próprios passos e representar a passagem para a vida adulta (salto alto). Continuando o evento, a debutante coloca um vestido de gala, simbolizando a passagem de menina para mulher. Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de vida. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa.

Ao contrário das décadas anteriores, a maioria dos bailes agora é realizado com apenas uma menina.