Temas para 15 anos


Os 15 anos surgiu em reinos da Europa, onde às famílias nobres apresentavam à sociedade a jovem que  torna-se uma jovem mulher.

No Brasil, a festa se tornou extremamente popular na década de 50 do século XX. Para economizar, as famílias passaram a realizar festas em conjunto nos clubes. Num só dia, várias meninas eram apresentadas à sociedade.

Na década de 80, as meninas passaram a preferir presentes ou viagens no lugar da festa.

Nos anos 90 e 2000, a comemoração voltou com força total e reavivaram tradições como a troca do vestido e as velas. Atualmente, o ritual se inicia com a troca de sapatos pelo pai, que possui dois significados: informar aos participantes que a moça já está pronta para dar seus próprios passos e representar a passagem para a vida adulta (salto alto). Continuando o evento, a debutante coloca um vestido de gala, simbolizando a passagem de menina para mulher. Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de vida. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa.

Mas, assim como os casamentos que antes exigia muita tradição e hoje são personalizados e alguns até temáticos; o baile de debutante não fica atrás, é uma forma de economizar usando a criatividade, pois o baile tradicional chega custa muito caro e não é todas famílias que podem dispor, sem contar que tematizando a sua festa ela se tornará muito divertida.

O Atheliêr Marisa preparou algumas dicas para vocês inspirar-se:

Apesar de muitos estranharem a festa estilo Cafetão e Cafetina, é uma das mais solicitadas pela moçada; o nome pode até ser meio pesado sim, mas a moçada se divertem com os mais ousados figurinos. Os convidados tem que fantasiar-se como manda o figurino com moderação pois são 15 anos. Para as meninas o uso de roupas com brilhos, meias calças 7/8, mini saias, sapatos de salto, bijuterias extravagantes, dão a elegância do momento; os meninos poderão utilizar roupar como: correntes grandes, óculos escuro, chapéu, sobretudo, ou até mesmo o famoso blazer!
                                              
Outro baile que agita a moçada é o Baile de Máscaras onde cada um cria a sua máscara ou compra em lojas especializadas para aniversários, o legal deste baile é que todos podem usufruir do poder da paquera, pois ás máscaras dão um ar de mistério, os trajes ideais são vestidos longos para as moças e smoking para os rapazes.

Agora se você prefere uma festa totalmente muito engraçada, aposte no Baile de fantasias; onde todos deveram abusar da criatividade e se camuflar por debaixo de uma fantasia. existem lojas de aluguel de fantasias onde pode encontrar diversos modelos, ou cada um pode usar a criatividade para elaborar por conta própria a fantasia da noite!

E que tal ousar da cultura oriental? Sim, é divertido, e pode ter certeza que bem diferente.

Neste tema você pode abusar dos quimonos que são disponibilizados em diversas cores e estilo, além dos leques que são os mimos das gueixas, o lápis de olho rola solto na maquiagem e o pó branco e o batom vermelho também.

E que tal atrasar o relógio alguns anos? Falo do famoso e um dos mais solicitados anos 60.

A moçada adora o estilo jaqueta de couro, óculos escuro, os famosos vestido de bolinha, tiaras, aquelas lindas saias rodadas, musicas que pode ter certeza que vai rolar a noite toda e não faltará pessoas na pista, Dj solta o som!

E que tal fugir da cama no meio da noite e dançar com os amigos? Não sua mãe não vai brigar.
O famoso baile do pijama só não entra pijama furado; brincadeirinhas a parte, o baile do pijama é outro que a moçada adora, sim o que manda é ir com o pijama mais confortável...opa, pijama e não lingerie; abuse das pantufas, dos ursos de pelúcia, dos roupões, a única coisa que não entra neste baile é o famoso colchão. 

Mas, se você adora o colorido, a dica é fazer um Baile do Hawai; aqui o uso de roupas com estampas de flores coloridas, bermuda, chinelo e o colar hawaiano para dar o clima. 
Festa onde abusa-se das flores tropicais, das frutas e de uma decoração estilo praiano.


Bom se queria desistir de comemorar por falta de idéias, já não tem do que reclamar!

Agora a difícil missão é escolher dentre os diversos temas para comemorar esta data tão especial.